A CETESB monitora anualmente a qualidade das águas subterrâneas no Estado de São Paulo e alerta para o aumento da concentração de ferro e manganês, além de problemas com coliformes fecais. A necessidade de tratamento da água do poço com filtro e desinfecção através da utilização de cloro se tornam imprescindíveis.

Os relatórios de qualidade das águas subterrâneas de periodicidade trienal serão futuramente realizados com análises mais aprofundadas. Um monitoramento feito duas vezes ao ano, abrangendo 313 pontos identificou qualidade regular das Águas Subterrâneas (IPAS) de 66,5% e registrou um aumento em relação aos dados coletados no ano de 2016, que foi de 64,7%.

O IPAS é obtido através de amostras de água, que são coletadas através da CETESB na abrangência de sua rede de monitoramento e a conformidade da água analisada está de acordo com os padrões definidos pelo Ministério da Saúde. O IPAS apresenta indicadores, de forma genérica, retratando a qualidade das águas brutas encontradas em poços artesianos, além da água destinada ao abastecimento público.

O IPAS foi lançado com o intuito de divulgar à população, rápida e acessivelmente, esses resultados anuais das análises de qualidade das águas subterrâneas, levando em consideração como parâmetro prioritário a evolução do ferro, manganês e coliformes fecais contido nesta água bruta.

Como Descobrir se Há Problemas na Água do Poço?

Os valores máximos permitidos para contaminantes na água potável estão definidos na Portaria do Ministério da Saúde de Consolidação nº 5 DE 28 de setembro de 2017.

Caso haja suspeita de algum problema e se a sua água provém de um poço ou outra fonte particular, você deve procurar por um laboratório de análises químicas.

Atenção Para Análise Fisico-Química da Água de Poço

É necessário um acompanhamento do uso direto das águas de poços artesianos para consumo humano sem nenhum tipo de tratamento, com amostragens frequentes, pois ocorrem variações rápidas das concentrações fisico-químicas e de poluentes em um mesmo poço.

Os resultados do IPAS verificados em 2017 e 2016 foram influenciados principalmente, pela presença de amostras desconformes no que se refere à presença de coliformes fecais e totais. Tais resultados podem indicar a necessidade de maiores cuidados sanitários e de tratamento sobre a captação da água de poço.

Importante observar que as águas originadas de poço, poço artesiano e/ou fontes devem ser tratadas com cloro, ultravioleta ou ozônio a fim de eliminar a presença dos coliformes e outros patógenos e possibilitar o consumo humano apropriado.

O Que Fazer se Houver Problemas na Água do Meu Poço ou Fonte?

  • Se a concentração de metais, minerais e coliforme totais for superior ao limite máximo permitido pelo Ministério da Saúde, não forneça a água para pessoas ou animais, seja diretamente ou indiretamente (lavar utensílios domésticos). Pessoas, animais e principalmente idosos e bebês devem ser providos com água cuja fonte foi analisada e que possua resultados dentro do estabelecido pela norma vigente.
  • Não ferva a água para “tratar” altas concentrações de metais e minerais. O Ferro e/ou manganês não são removidos da água através desse método. Na verdade, a fervura só concentra ainda mais esses elementos na água.
  • Contrate uma equipe especializada para inspecionar o seu poço. É necessário inspecioná-lo, caso seja um poço antigo. Poços antigos tendem a possuir sua estrutura já danificada pelo tempo. Contaminações as vezes podem ser causadas por falhas estruturais que permite que a água contaminada presente na superfície entre no poço. Reparar o poço ou construir um novo poço normalmente resulta em aumento significativo da qualidade da água.
  • Identificar e remover fontes de contaminação próximos ao poço tais como: lixo, sistemas de tratamento de esgoto, fertilizantes e dejetos de animais devem ser localizados e observados para que não contaminem o poço. Se uma fonte de problema está muito próxima ao poço e não pode ser removida, então você deve considerar em ter o seu poço fechado por completo e perfurar um novo em local que não sofra interferência de tais fontes.
  • Instalar um sistema de tratamento de água através de Filtro com adição automática de cloro.

 

Como Remover Ferro e Manganês da Água de Poço Artesiano?

Aquecer ou ferver a sua água não irá remover o problema. Como parte da água irá evaporar durante o processo de fervura, a concentração de metais e minerais na água irá aumentar. Filtros compostos de várias camadas e elementos filtrantes como: quartzo, areia, zeólita, antracito, seixo, carvão ativado, além da desinfecção com cloro,  tornaram a água pura e própria para consumo humano.

O Ferro e o Manganês são removidos da água usando tratamentos como filtros que utilizam vários elementos filtrantes, com destaque para a:

Zeólita

É um produto natural que remove compostos orgânicos, amônia, cor, sabor e turbidez da água, além de ferro, manganês e outros dependendo da aplicação.

Remove partículas de até 4 micra, invisíveis a olho nu.

A  zeólita para tratamento de água é tão eficaz quanto o carvão ativado em diversos aspectos. Isso porque ela é um componente mineral de alto potencial corretivo. Elementos como arsênio, cloro, inseticidas, mercúrio, cobre e solventes podem ser retirados da água a partir da utilização da zeólita.

Para tratamento de água em indústrias considera-se a Filtração de alta capacidade ou ainda a osmose reversa.

Filtro Para Poço Artesiano com Desinfecção da Água

O sistema de filtro e tratamento de água de poço FUSATI eliminam os aspectos negativos da “água dura”, excessos de Ferro e Manganês, e , conforme a configuração do sistema de tratamento, adicionam automaticamente cloro na água na medita exata, eliminando problemas como contaminação e trazendo muitos outros benefícios.

São estes os principais benefícios dos Filtros para poço artesiano da FUSATI :

  • Remoção de ferro e/ou manganês da água, com filtros que ocupam um pequeno espaço;
  • Elimina a possibilidade da água amarelada e turva nas torneiras, vasos sanitários, manchas de lavagem de roupa, incrustações nas tubulações, etc.;
  • A vida útil dos elementos filtrantes são de 5 anos;
  • A retrolavagem é feita somente com água, sem a necessidade de energia elétrica ou produtos químicos.

Tratar a água é cuidar da sua saúde, do seus serviços e produtos. Água de poço não tratada pode causar, além de danos na saúde, danos  em equipamentos e na rede hidráulica devido ao acúmulo de metais.

Entre em contato com a FUSATI e saiba mais.

Saiba mais sobre o Relatório de Qualidade das Águas Subterrâneas da CETESB aqui.

Sumário
Qualidade da Água de Poço no Estado de São Paulo
Nome do Artigo
Qualidade da Água de Poço no Estado de São Paulo
Descrição
A CETESB monitora anualmente a qualidade das águas subterrâneas no Estado de São Paulo e alerta para o aumento da concentração de ferro e manganês, além de problemas com coliformes fecais. A necessidade de tratamento da água do poço com filtro e desinfecção através da utilização de cloro se tornam imprescindíveis.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.