Escolha uma Página

O gerenciamento de águas é uma questão significativa para condomínios uma vez que impacta diretamente o orçamento mensal do empreendimento, por isso o reaproveitamento de água em condomínios é tão importante.

Condomínios que possuem sistema de reaproveitamento de água podem reutilizá-la de diferentes maneiras, desde a irrigação de gramados até a descarga de banheiros comuns. O que resulta em economia na conta de água.

Além da questão financeira, há também a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Mas, de onde vem a água de reuso? Ela pode ser coletada através da retenção de águas da chuva ou mesmo de água cinza, coletada da água de banheiros, por exemplo.

Existem diferenças entre o reuso de água cinza e da chuva. No artigo Quais as diferenças entre reuso de água e aproveitamento de águas das chuvas você ficará sabendo mais sobre o assunto.

Existem três etapas básicas do processo:

  • Coleta

  • Tratamento

  • Reuso

Em condomínios mais novos já estão sendo implantados sistemas para captação e reuso da água da chuva. Nas construções mais antigas é necessário avaliar a viabilidade de instalação, mas normalmente é possível.

Um sistema de reuso de água eficiente consiste na utilização de cisternas para armazenagem da água que é captada através de tubulação própria para seu reuso

Saiba mais sobre as vantagens do reuso da água.

A água coletada do tanque de retenção será tratada por um sistema de tratamento de águas pluviais, sendo reutilizada para irrigar os gramados do condomínio, por exemplo.

Dessa forma, os custos de utilização da água foram reduzidos significativamente. Além da água da chuva, a água proveniente dos aparelhos de ar condicionado pode ser incluída no sistema de tratamento de água pluvial para reuso nos condomínios.

A economia de água pode girar em torno de 30 a 40% do valor mensal gasto pelo condomínio. Além de ser uma alternativa inteligente para o condomínio, também pode ser uma saída para o combate a enchentes.

O artigo Estação Compacta para tratamento de água da chuva, ou, como prevenir enchentes explica sobre a Lei Nº 12.526.

De acordo com essa lei estadual de 2007, é obrigatória a implantação de sistema para captação e retenção de águas pluviais, coletadas por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos que tenham área impermeabilizada superior a 500 metros quadrados.

Já o processo de tratamento da água cinza coleta e trata a água originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho. A água cinza corresponde de 50 a 80% de esgoto residencial.

A instalação adequada é vital para isolar o sistema de água cinza do restante do encanamento e para garantir que a água cinza não retorne às tubulações de água da casa.

A instalação de um sistema de reciclagem de água cinza é simples, mas há algumas coisas importantes a serem consideradas ao fazer isso para evitar problemas.

A primeira delas é a escolha da empresa para fazer a instalação do sistema de filtragem da água.

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Fusati atua em todo o Brasil, garantindo a máxima eficiência no atendimento aos clientes que é realizado por uma equipe composta de profissionais e técnicos altamente capacitados, garantindo um atendimento eficaz e ágil.

Vale lembrar que o sistema de filtragem de água central, por exemplo, além de significar mais economia para o condomínio, equivale a oferecer mais saúde para os colaboradores e inquilinos.

O contato com água impura pode causar alergias na pele, entupir orifícios de torneiras, do aquecedor solar, chuveiros e de alguns eletrodomésticos como máquinas de lavar louça.

A maioria das pessoas tem cuidado apenas com a água que bebem e não com a água que usam para escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, lavar roupa, lavar e cozinhar alimentos, entre outras atividades.

Porém filtrar a água para o consumo é tão importante quanto filtrar a água para os demais usos.

Imagine ter água pura e filtrada saindo em todas as torneiras do condomínio, com a possibilidade de filtros também para todas as residências?

É esse tipo de solução que a Fusati oferece.  Para tornar a água da chuva potável o Grupo Fusati possui a Estação Compacta para Tratamento e Potabilização de Água de Chuva.

Com o uso do Filtro de Água Residencial Central Fusati feito em Aço Inox, o condomínio terá acesso a mais qualidade de vida e saúde para todos. Isso porque os Filtros Fusati retêm partículas como areia, argila e outras substâncias orgânicas.

A Fusati possui o filtro ideal para cada necessidade. Se a água não for de abastecimento público, é possível fazer o tratamento da água, seja de poço, rio, nascente ou poço artesiano.

Para isso, são usados elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o uso de carvão ativado, quartzo, resina, areia ou outro tipo necessário. Tudo para garantir uma água limpa e própria para consumo ou uso.

Assim, o condomínio economiza ainda mais dinheiro com a limpeza de caixa d’água e manutenção ou troca de torneiras. Isso porque os filtros Fusati são retrolaváveis e não consomem energia. Basta reverter o fluxo da água e assim removerá toda sujeira retida durante a filtração.

O Grupo Fusati é formado por Fusati Filtros e Fusati Ambiental. Desenvolve soluções completas para tratamento de água, efluentes industriais e domésticos, reuso de água com tecnologias limpas. Atua em todo território nacional desde o projeto, fabricação, montagem e operação de estações de tratamento.

Soluções completas para tratamento de água e efluentes, sistemas de filtração, nano-filtração, ultrafiltração, osmose reversa, sistemas de reuso de águas de chuva ou cinzas, tecnologias verdes com valor socioambiental agregado e soluções sustentáveis personalizadas.

Entre em contato com a Fusati Filtros para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Envie e-mail para fusati@fusati.com.br, ou se preferir, fale com a Fusati pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666. Você também pode entrar em contato através do formulário no site https://fusati.com.br/. Não perca mais tempo! Entre em contato hoje mesmo.

×
Olá, Podemos ajudar? Fale com um consultor!
Share This