Sabemos que um dos requisitos básicos para a saúde humana é a água potável e o saneamento. No entanto, os serviços básicos de água e saneamento oferecidos à população não necessariamente fornecem água potável e saneamento gerenciado de forma segura. Por mais que a água passe por um processo prévio de tratamento, o caminho até as residências pode passar por tubulações envelhecidas, contaminadas e enferrujadas.

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Google+
  • Evernote
  • Gmail

Qualidade da Água Significa Saúde!

Esta situação pode ocasionar a transmissão de doenças como cólera, diarreia, esquistossomose, hepatite A e febre tifoide, colocando em risco a saúde das pessoas, em especial as crianças. A ingestão direta da água imprópria é a forma mais comum de contaminação, mas também poderá ocorrer contaminação por meio de alimentos que foram fabricados ou que tiveram contato com a água não tratada e até mesmo por meio do contato entre a pele e a água. Acresça-se ainda que o consumo de água contaminada por substâncias químicas como flúor, arsênico, chumbo entre outras também pode ocasionar graves doenças nos seres humanos.

Dispor de água potável segura, portanto, é medida que se impõe para garantir a saúde da sua família. Sistemas de filtragem próprios para residências são excelentes alternativas para garantir a qualidade da água e trazer tranquilidade aos moradores.

Mas diante de tantas opções no mercado, qual é o melhor filtro de água residencial?

Apresentamos a você um guia prático para auxiliá-lo tecnicamente na melhor escolha.

Filtro de Barro

O filtro de barro é uma invenção genuinamente brasileira e foi um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional. Bastante popular nas residências dos brasileiros e com preço bastante acessível, os filtros de barro filtram a água por gravidade e a mantém fresca ao mesmo tempo. São feitos de barro ou de cerâmica e seu elemento filtrante é uma vela de cerâmica com carvão ativado e nitrito de prata. Apesar de eficaz, eles não são capazes de eliminar todas as bactérias e resíduos químicos da água. Além disso, convém lembrar a necessidade de higienizar a vela com frequência para garantir uma maior durabilidade do produto. Com o tempo ela começa a amarelar, sendo necessário realizar a troca.

Filtro Purificador

Os purificadores de água funcionam acoplados ao encanamento de água da residência por meio de adaptadores. Uma bomba interna possui a funcionalidade de aumentar a pressão da água e forçar a sua saída através do elemento filtrante. O elemento filtrante, por sua vez, retém as impurezas, e, em alguns casos através do carvão ativado presente no refil, elimina também odores do cloro e resíduos químicos.

Os modelos, as formas de manutenção e os níveis de limpeza dos aparelhos purificadores variam bastante e a atenção deve estar sempre direcionada ao momento da troca do refil, para não comprometer a qualidade da água. O tempo médio de troca de refil é de 6 meses, podendo variar conforme a marca, o modelo e a qualidade da água que chega até a residência. Se a água for de baixa qualidade, recomenda-se a troca com maior frequência, já que o elemento filtrante será bastante prejudicado.

Filtro Ozonizador

Os filtros ozonizadores purificam a água através de um método de filtragem que utiliza o gás ozônio, agente oxidante considerado bastante eficaz para bactérias, vírus, amebas, protozoários, algas, fungos e microrganismos.

Neste método é importante considerar o tempo necessário de contato entre a água e o gás, cerca de 10 a 15 minutos. Como a passagem da água nos ozonizadores acontece de maneira rápida, este tempo de exposição poderá ser prejudicado. Além disso, acresça-se a desvantagem de que, como este método faz a água borbulhar, ela não deve ser consumida de imediato: recomenda-se a espera de aproximadamente 10 minutos para a sua ingestão.

Filtro Central

Os filtros centrais de água são aqueles que certamente apresentam a melhor solução de filtragem para a sua residência. A instalação desses filtros ocorre antes do reservatório de água e após o hidrômetro, e, portanto, possuem a função de filtrar toda a água da residência, partindo da sua entrada e atingindo todos os pontos de uso. O resultado é a obtenção de água tratada em todas as saídas de água da sua residência!

Composto por carvão ativado, que remove odores e impurezas da água, os filtros centrais também são capazes de reter as substâncias orgânicas em suspensão, incluindo, mas não se limitando a, bactérias, algas e iodo. Partículas sólidas em suspensão tais como, areia, argila, ferrugem e resíduos de encanamentos também são retidos de forma muito eficaz, o que traz como consequência a redução da turbidez da água. Componentes químicos e toxinas também são removidas, gerando uma água limpa e cristalina.

Além de todos esses benefícios, destacam-se os fatos de que: a caixa d’água da sua residência estará sempre limpa, pois não haverá acúmulo de sujeira; os equipamentos eletrodomésticos que utilizarão a água tratada ficarão protegidos e com vida útil consideravelmente maior, e; alergias e ressecamento de pele serão consequentemente evitados em razão da boa qualidade da água.

Filtro Central de Água FUSATI

Com todas as vantagens e benefícios descritos no item acima, o Filtro Central da FUSATI destaca-se pela alta vazão e por apresenta ​ o opcional de Autolimpeza Automatizada. Trata-se da retrolavagem, processo que consiste na passagem da água através do filtro em sentido contrário ao fluxo de filtragem com o objetivo de remover partículas sólidas retidas no meio filtrante. O processo da retrolavagem prolonga consideravelmente a vida útil do elemento filtrante, sendo a sua durabilidade de um período aproximado de 3 a 5 anos, desde que efetuada a retrolavagem constantemente. Somente após este período, portanto, é que se fará necessária a troca de refil, tendo como variante a qualidade da água que abastece o filtro de entrada.

Além disso, outra grande vantagem é que o Filtro Central FUSATI é fabricado em aço inoxidável 304 ou 316, com resistência superior às ligas de aço comum e resistente à corrosão. Isso reduz os danos ocasionados pela ação de sol e chuva e traz maior vida útil ao produto.

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Google+
  • Evernote
  • Gmail

O filtro de água central garante água saudável em todos os pontos de consumo das residências.

 

Venha conhecer os Filtros Centrais de Água FUSATI e faça a melhor escolha para a água da sua residência!

Sumário
Qual é o Melhor Filtro de Água Residencial?
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Google+
  • Evernote
  • Gmail
Nome do Artigo
Qual é o Melhor Filtro de Água Residencial?
Descrição
Os filtros centrais de água são aqueles que certamente apresentam a melhor solução de filtragem para a sua residência. A instalação desses filtros ocorre antes do reservatório de água e após o hidrômetro, e, portanto, possuem a função de filtrar toda a água da residência, partindo da sua entrada e atingindo todos os pontos de uso. O resultado é a obtenção de água tratada em todas as saídas de água da sua residência!
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.
Powered by
Share This