Escolha uma Página

Estação para Tratamento e Potabilização Água de Chuva

O Tratamento de Água de Chuva é usado para reúso da Água que normalmente é perdida, trazendo economia de recursos. Pensando nisso, o Grupo Fusati desenvolveu uma Estação Compacta para o TratamentoPotabilização de Água de Chuva, ideal para casas, chácaras, comércios e empresas em geral.

O Grupo FUSATI disponibiliza ainda Estações completas de Tratamento de Água para necessidades industriais.

Além da Economia na conta de Água, a captação da água de chuva também contribui para amenizar as enchentes devido a falta de espaço permeável nas grandes cidades, auxiliando assim na diminuição das inundações comuns nos períodos de chuvas.

Ou seja, utilizar esse sistema preserva mananciais, economiza recursos e previne desastres ambientais.

Estação de Tratamento de Água de Reúso ou Cinza

Estação de Tratamento de Água de Reúso ou Cinza

COMO FUNCIONA?

A água é coletada pelo sistema de calhas existentes e vai para um cano especial. Esse cano contém uma peneira para separar resíduos como folhas e outras sujeiras que estavam nas calhas e vieram junto com a água. Somente a água segue então para a cisterna (reservatório) para armazenamento. A cisterna é personalizada para cada caso, considerando vazão e espaço, podendo ser subterrânea se houver  condições para sua criação.

A água armazenada passa pelo Sistema de Filtros Fusati projetados para a correta vazão da água, podendo ainda receber dosagem de Cloro necessária para tornar a Água Potável.

Após passar por esse processo, a água é levada através de uma bomba través de uma bomba para o reservatório final (normalmente a caixa d’água) onde poderá ser utilizada em descargas dos banheiros, lavagens de áreas externas e outros usos não potáveis. Para consumo,  é necessário um tratamento de água completo.

COMO DESCUBRO MINHA CAPACIDADE DE COLETA DA ÁGUA DA CHUVA?

Para calcular e dimensionar o melhor sistema para captação e armazenamento de água da chuva você precisa de algumas informações iniciais, como o tamanho do espaço de coleta (telhado ou lajes); o clima em sua região (encontrar o índice pluviométrico, períodos de chuva e de seca); saber o consumo diário de água e se a água será usada para reservas em caso de incêndio.

Pensando nos períodos de seca, a caixa d’água da chuva deve ter uma ligação com a caixa d’água potável, pois se a chuva for insuficiente, pode-se usar a água potável para complementar o seu abastecimento.

A ÁGUA DE  CHUVA PODE SER USADA PARA:

  • Rega plantas e jardins;
  • Uso paisagístico em lagos ornamentais,
  • Lavagem de piso, quintais, pátios, carros, e  outros usos de limpeza geral;
  • Descarga para banheiros
  • Tanques de contenção de água para incêndios.

VANTAGENS DO SISTEMA

  • Consumo baixo de energia (somente a bomba)
  • Rápida instalação
  • Utilização simples
  • Baixo custo com retorno a curto prazo no período de chuvas
  • Tamanho pequeno
  • Economia de água da rua
  • Contribui para o Meio Ambiente

VOCÊ SABIA?

Com a utilização de sistemas de captação de água da chuva é possível reduzir e muito os gastos com a água. Necessidades como limpeza, descargas, lavagem de carros e rega de plantas são garantidas sem o uso de água do sistema de abastecimento municipal ou poço.

Cada brasileiro consome em média 159 litros de água por dia. Grande parte dessa água utilizada em atividades como descarga e limpezas.

A Estação para Tratamento Pode Ser Implantada Rapidamente

A Água da Chuva pode também passar pelo processo de Potabilização, tornando-a adequada para o consumo e uso para banho, em piscinas, etc.

Para dimensionar o sistema, são necessárias as seguintes informações:

  • Área de captação (tamanho do telhado, calhas, e outros lugares em que a água vai “escorrer”);
  • Índice pluviométrico do local;
  • Volume da água que será armazenada.

 

Sumário
Estação para Tratamento e Potabilização Água de Chuva
Nome do Artigo
Estação para Tratamento e Potabilização Água de Chuva
Descrição
O Tratamento de Água de Chuva tem por Finalidade Tratar a Água proveniente da chuva (pluviais) para fins de reuso, trazendo economia nos custos com água.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
×
Olá, Podemos ajudar? Fale com um consultor!
Share This