Como Tratar Água de Poço

Ter um poço artesiano no próprio terreno e poder aproveitar a água de um lençol freático parece ser uma solução incrível.

Porém infelizmente a água quase sempre é imprópria para consumo, precisando passar por um processo de tratamento. A primeira medida a ser tomada é buscar uma análise físico-química completa da água, realizada por um especialista profissional, que vai medir os parâmetros e fornecer um diagnóstico. Nunca abra mão dessa análise, pois somente ela pode determinar o tratamento adequado para sua água. Sem respeitar o diagnóstico encontrado na análise, você corre o risco de instalar um equipamento que não resolve o problema apresentado na água. Cada terreno e lençol freático apresentam uma estrutura, por isso a análise deve ser sempre personalizada.

O especialista também determina a capacidade do poço e vazão da bomba, para calcular o fluxo da água e o equipamento adequado.

Em geral, mais de 70% dos poços artesianos com problemas na água tem ferro e manganês presentes em excesso. É o que acontece, por exemplo, quando a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto de metal também pode ser manganês.

Ferro e Manganês

Além do mau cheiro, ferro e manganês mancham roupas, tecidos, deixam gosto metálico na comida e bebidas, propiciam a proliferação de bactérias nocivas e prejudicam muitos processos industriais. Incrustações em canos, máquinas de lavar, chuveiros e canos são comuns nessas condições. Além de tudo isso, ingerir ferro em excesso prejudica e muito a saúde das pessoas. Pode passar despercebido por muito tempo, mas o excesso de ferro no organismo aumenta o risco de doenças cardíacas, afeta o fígado e pâncreas.

O manganês, considerado como metal pesado, pode causar problemas de saúde como rigidez muscular, fraqueza, tremores e outros sintomas do sistema nervoso e do fígado. Por isso é muito importante proteger a saúde da família e, nos casos de uso industrial, de todos os colaboradores e consumidores com o tratamento correto da água.

O sistema Fusati para remoção de ferro e manganês ocupa um espaço reduzido, além de ser possível a configuração totalmente automatizada com um acessório opcional, tornando o processo muito simples. São equipamentos que deixam a água em níveis adequados de ferro e manganês conforme a portaria 2914/2011, eliminando os problemas de coloração, sabor desagradável, manchas, depósitos dos óxidos de ferro e manganês, resolvendo a questão sanitária e de saúde, deixando a água totalmente própria para o consumo humano.

Água Dura

Outra situação comum é a possibilidade de água dura, ou seja, uma água em que o sabão não funciona direito, dificultando a remoção da sujeira e da gordura. Isso acontece porque há presença de sais como cálcio e magnésio em excesso na água.

O uso de água dura provoca incrustações, corrosão e em uso industrial, causa perda de eficiência na transmissão de calor em caldeiras e sistemas de refrigeração, além de prejudicar a higienização de equipamentos.

Além do ferro e manganês e dureza da água, há outros elementos que podem estar na água de um poço artesiano. PH muito alto ou muito baixo, água que deixa o fundo da caixa d’água preta, água salobra (salgada), excesso de areia ou barro, calcário, entre outros, carecem de tratamento adequado para proteger a saúde das pessoas e aumentar a vida útil dos equipamentos. Para cada problema, há um tratamento específico.

A Fusati é especialista em tratamento de água, em sistemas completos para poços artesianos, indústrias e comércios, além de mais de 30 anos de experiência na fabricação de filtros de água.

É com essa expertise e a credibilidade que ficamos à disposição para ajudar você na escolha do melhor filtro ou tratamento de água para poço artesiano, conforme a necessidade.

Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo whats app (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Preencha o formulário que entraremos em contato!
















Por favor, diga Como nos Encontrou?






Sumário
Como Tratar Água de Poço
Nome do Artigo
Como Tratar Água de Poço
Descrição
Em geral, mais de 70% dos poços artesianos com problemas na água tem ferro e manganês presentes em excesso. É o que acontece, por exemplo, quando a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto de metal também pode ser manganês.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Share This