Benefícios Econômicos do Reuso da Água na Arquitetura

Benefícios Econômicos do Reuso da Água na Arquitetura

Os benefícios econômicos do reuso da água na arquitetura

O brasileiro gasta em média 160 litros de água por dia. Apesar das campanhas governamentais de conscientização sobre escassez e preservação de água, a maioria das residências acaba desperdiçando esse precioso recurso.

Os benefícios do reúso da água e dos sistemas de tratamento de água residuais vão além dos ambientais, são também econômicos.

Com base em tal assertiva os arquitetos cada vez mais utilizam o conceito de casa sustentável, através do reúso da água e tratamento de água residual em seus projetos residenciais e comerciais.

O primeiro passo para aumentar a economia de água em residências é a redução do uso de água potável para fins de higiene e limpeza.

Existem duas maneiras eficazes de fazer isso:

  • coletar água da chuva
  • reutilizar a água de lavagem interna.

Os projetos de arquitetura sustentável possuem cisternas acima ou abaixo do solo que coletam e armazenam a água que escorre de telhados e outras superfícies impermeáveis, bem como água de máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, banheiras e pias. Essa água não inclui resíduos humanos ou esgoto.

Água da Chuva

A fonte de água mais econômica é a chuva. Uma única tempestade de 25 mm de chuva em um grande quintal possibilita a economia equivalente a mais de 250 banheiras cheias de água.

As primeiras estratégias de economia na construção valorizam um único telhado inclinado o que permite que o escoamento seja coletado em um só lugar. Os tanques de coleta da água da chuva podem servir como um fornecimento local para regar o gramado e jardim da casa, além de descarga de banheiros e água para lavar carros e quintal.

Existem diferentes graus de tratamento e filtração que podem ser instalados em conjunto com a cisterna, dependendo de como você pretende usar a água.

Reúso da Água

O tratamento de água residual é uma prática em evolução significativa e inovação real ao longo dos anos. Os sistemas de tratamento de água residual geralmente compreendem os mesmos componentes básicos:

  • Tubos para coleta na fonte e transporte para um mecanismo de filtragem;
  • Tanque séptico ou de armazenamento onde o líquido é coletado e mantido para tratamento ou submetido a tratamento;
  • Sistema de filtração para remover resíduos e detritos.

A maioria dos sistemas também requer uma bomba para mover as águas residuais filtradas para o seu ponto de reutilização, embora muitos aproveitem a gravidade.

A instalação de um sistema de água de reúso em conjunto com outros métodos de redução de água – como acessórios de baixo fluxo (torneiras, chuveiros, descargas) e coleta de água da chuva – é um grande passo para reduzir o consumo geral de água potável de uma casa ou um edifício.

A FUATI oferece consultoria completa para os arquitetos que desejam implementar projeto e processo de permissão para sistemas de tratamento de águas residuais.

Soluções Personalizadas e Filtração da Água

Para atender a um projeto sustentável, a FUSATI Filtros de Água oferece o Filtro residencial central para uma maior economia na construção. O primeiro diferencial é que esse filtro leva a água filtrada para todas as torneiras da residência.

Saiba Mais Sobre o Filtro de Água Residencial

A água impura pode entupir orifícios de torneiras, aquecedor solar, chuveiros e de alguns eletrodomésticos como máquinas de lavar louça. Com uma melhor qualidade da água, o proprietário da residência ainda economiza, portanto, com a limpeza de caixa d’água e manutenção ou troca de torneiras, chuveiros e eletrodomésticos que utilizam água, como a máquina de lavar.

Outro diferencial é que os filtros de água FUSATI são retrolaváveis e não consomem energia, bastando reverter o fluxo da água e remover toda sujeira retida durante a filtração.

Cuidados Com a Saúde da Família

Mesmo economizando com o tratamento da água da residência, a saúde das pessoas não deve ficar em segundo plano. Pelo contrário.

O Filtro de Água Residencial Central FUSATI possibilitará mais qualidade de vida e saúde para toda a família. Isso porque os Filtros FUSATI retêm partículas como areia, argila e outras substâncias orgânicas menores do que um fio de cabelo, proporcionando água de qualidade, limpa e cristalina.

Com o filtro FUSATI toda água da casa fica protegida e não somente a água de beber. A água utilizada, por exemplo, para escovação dos dentes, lavagem de louças e roupas, banhos e cocção de alimentos também deve ser de qualidade.  O contato com água impura pode causar alergias na pele, por exemplo.

As principais vantagens são:

  • Água limpa em todos os pontos de acesso da residência, como cozinha, chuveiros e lavanderia;
  • Certificação do INMETRO;
  • Retenção de partículas como areia, argila e outras substâncias orgânicas;
  • Evita acúmulo de sujeira na caixa d’água, diminuindo a necessidade de limpeza do reservatório;
  • Aumenta a vida útil de chuveiros, aquecedores, máquinas de lavar e lava-louças;
  • Filtros são retrolaváveis, o que aumenta a vida útil do material filtrante existente nos filtros;
  • Elimina a necessidade de substituição semestral dos materiais filtrantes – basta realizar a retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água a cada 15 dias, de acordo com a sujidade da água.

A Fusati tem o filtro ideal para cada necessidade. Seja água de abastecimento público, água de poço, rio, nascente ou poço artesiano. Tudo para garantir uma água limpa e própria para consumo ou uso.

Entre em contato e solicite um representante pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Revenda Filtros de Água FUSATI

Revenda Filtros de Água FUSATI

A FUSATI é uma empresa com mais de 30 anos de atuação e com sólida reputação no mercado de filtro de água residenciais, filtro para condomínio e filtros industriais. Há alguns anos, a FUSATI inaugurou a FUSATI Ambiental, empresa especializada em tratamento da água e de efluentes que oferece soluções tecnológicas avançadas, como estações de tratamento.

Filtro de Água Central de Entrada • Tratamento de Efluente • FUSATI Filtro de Água e Tratamento de Efluente

Filtros de Água Residenciais e Centrais

Filtro Industrial Condomínio Prédio Retrolavável (Cliente Cerâmica Almeida)

Filtros de Água para Condomínio, Empresas, Shoppings e Industriais

Água Dura: Tratamento de Água de Poço Artesiano. Remoção de Ferro, Manganês, Cálcio, Magnésio e outros

Sistemas de Tratamento e Filtros de Água para Poço Artesiano

Atualmente o grupo FUSATI está expandindo o seu time de revendedores e parceiros através de um programa especial para cadastrados. Uma das vantagens em ser um revendedor e parceiro da FUSATI é que o valor diferenciado para a aquisição dos Filtros de Água FUSATI possibilita maior margem de lucro na hora da revenda.

Ao contrário de outros tipos de produtos nos quais a concorrência é elevada e o mercado saturado, a revenda de filtros de água – realizada por casas de construção, eletricistas, especialistas em manutenção, encanadores, e outros – mantém-se vantajosa uma vez que há poucos produtos de qualidade no mercado.

Os produtos FUSATI têm fabricação própria, rigoroso controle de qualidade e garantia de rastreabilidade. São entregues no Brasil todo, com excelente suporte e relacionamento com os parceiros.

Veja algumas vantagens de trabalhar com a Fusati:

  • Campanhas de marketing em Redes Sociais e Google que fortalecem a marca FUSATI perante os clientes finais e facilitam as vendas;
  • Suporte técnico competente para auxiliar as vendas e manutenção;
  • Material de Apoio Técnico e de Vendas;
  • Treinamentos exclusivos para Revendedores.
  • Programa de indicação de revendas para instalações;
  • Fonte de segura renda segura. 

Participe do programa especial para cadastrados FUSATI e aproveite as possibilidades para potencializar o relacionamento com seus clientes e aumentar os ganhos. Trabalhar como revendedor de um grande produto é ter horários mais flexíveis, gerenciar seu próprio negócio e ser empreendedor de si mesmo.

Se você se interessou por essa oportunidade, entre nessa página e preencha o formulário, ou escreva para cadastro@fusati.com.br, entraremos em contato em breve.

A importância do Tratamento da Água

A importância do Tratamento da Água

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

Captação

a água “bruta” é captada de mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços) por meio de adutoras e chega até o tanque da estação de tratamento, passando por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos como, por exemplo, animais mortos, galhos, folhas etc. As partículas mais finas em suspensão, estado coloidal ou em solução não são removidas nesta fase.

Coagulação

na etapa da coagulação as partículas finas em suspensão são aglomeradas e aumentadas de volume por meio da adição de sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio.  Estas substâncias servem para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

Floculação

em tanques de concreto com a água em movimento, a água é agitada lentamente  a fim de possibilitar que as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores com microestrutura porosa para que possam decantar-se.

Decantação

nesta etapa a água é direcionada para outros tanques, e, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

Filtração da Água

a água passa por filtros formados por carvão ativado, areia, pedras e diversos outros elementos filtrantes. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno que não aderiram aos flocos na etapa anterior ficam retidas no filtro.

Filtro de Água

Retrolavagem do Filtro de Água: Economia na Filtração e Tratamento para Residências, Empresas e Indústrias

Desinfecção da Água

é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças. O cloro agirá como desinfetante ao eliminar os microrganismos em geral e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.

Fluoretação

adicionalmente ao cloro ou ozônio é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

Correção de PH

nesta etapa adiciona-se na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio com a finalidade de corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

É importante ressaltar também a necessidade de um filtro de água residencial para o completo e adequado tratamento da água, uma vez que a água passa por um percurso até chegar a torneira da residência, e, muitas vezes durante este percurso ela pode entrar em contato com encanamentos antigos, que possuem ferrugem, ou que podem soltar algum tipo de fragmento.

O Grupo FUSATI, com seus produtos e tecnologias, garante uma água pura e própria para o consumo em todos os pontos de uso, proporcionando a você mais saúde e qualidade de vida.

Saiba O Que É Carvão Ativado e Porque É Usado em Filtros

Saiba O Que É Carvão Ativado e Porque É Usado em Filtros

Você já se perguntou por que filtramos a água com carvão ativado? Isso não é de hoje. Nossos ancestrais sabiamente encontraram uma maneira eficaz de filtrar a água através do carvão vegetal.

Mas e o tal carvão ativado? O carvão também é carbono. O carvão torna-se ativado quando milhões de poros minúsculos entre os átomos de carbono se abrem devido à sua mistura com oxigênio.

O carbono é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais à saúde.

O carvão ativado consiste em uma esponja porosa sólida e preta. É usado em filtros de água, medicamentos que removem seletivamente toxinas e processos de purificação química.

Como Funciona o Filtro de Água de Carvão Ativado?

Na realidade, existem apenas dois métodos pelos quais o carvão ativado pode remover os poluentes da água; um é através da “adsorção” e o outro é através da redução catalítica.

A “adsorção” refere-se à atração de átomos, íons ou moléculas de um sólido gasoso, líquido ou dissolvido em uma superfície. É diferente da absorção porque as partículas em absorção são absorvidas pelo volume e não pela superfície (como no caso da adsorção).

Por outro lado, a redução catalítica é um processo em que os íons carregados negativamente dos contaminantes são atraídos para o carbono ativado carregado positivamente.

O carvão ativado resulta em um carvão altamente poroso. Pequenos buracos dão ao carvão uma superfície de 300 a 2.000 m2 / g, permitindo que líquidos ou gases passem pelo carvão e interajam com o carbono exposto.

O carbono absorve uma ampla gama de impurezas e contaminantes, incluindo cloro, odores e pigmentos. Outras substâncias, como o sódio, o flúor e os nitratos, não são tão atraídas pelo carbono e não são filtradas.

Como a adsorção funciona ligando quimicamente as impurezas para o carbono, os locais ativos no carvão acabam sendo preenchidos. Os filtros de carvão ativados tornam-se menos efetivos com o uso e precisam ser recarregados ou substituídos.

Por Que é Usado em Filtros de Água?

O uso mais comum de carvão ativado é o filtro de água. O filtro de carvão melhora a clareza da água, diminui os odores desagradáveis ​​e remove cloro.

O filtro central de água garante uma água filtrada em todos os pontos de consumo das residências, comércios e indústrias.

O filtro central de água garante uma água filtrada em todos os pontos de consumo das residências, comércios e indústrias.

Não é eficaz para remover certos compostos orgânicos tóxicos, níveis significativos de metais, fluoretos ou patógenos.

O Que Determina a Eficácia do Carvão Ativado?

Vários fatores influenciam a eficácia do carvão ativado. O tamanho e a distribuição dos poros variam dependendo da fonte do carbono e do processo de fabricação.

Grandes moléculas orgânicas são absorvidas melhor do que as pequenas. A adsorção tende a aumentar à medida que o pH e a temperatura diminuem.

Os contaminantes também são removidos de forma mais eficaz se estiverem em contato com o carvão ativado por mais tempo, assim a taxa de fluxo através do carvão afeta a filtração.

O Filtro de Carvão Ativado irá Filtrar:

  • Cloro;
  • Cloramina;
  • Taninos;
  • Fenol;
  • Algumas drogas;
  • Sulfato de hidrogênio e alguns outros compostos voláteis que causam odores;
  • Pequenas quantidades de metais, como ferro, mercúrio e cobre quelado.

História do Carvão Ativado

Os Egípcios e Sumérios foram os primeiros a produzir e usar o carvão como combustível para reduzir alguns elementos no processo de fabricação de bronze.

As duas civilizações também descobriram que o carvão poderia ser usado como conservante, começando assim a capitalizar suas propriedades anti-bacterianas.

Eles usaram o carvão para evitar que o apodrecimento da madeira, especialmente quando enterrada nos solos úmidos do Rio Nilo.

À medida que os séculos passaram, as aplicações de carvão foram descobertas e desenvolvidas cada vez mais.

Diferentes usos do carvão são amplamente utilizados até hoje, especialmente no caso de filtração de água, onde o carvão ativado é o componente principal.

Vantagens de Filtros de Água Com Carvão Ativado

São indicados para remover vestígios de cloro de forma eficaz, o que, se não for feito, resultaria em uma água com um sabor desagradável. Especialmente indicados nos casos em que a água é usada na fabricação de um produto, como no caso de sorveterias, restaurantes, hotéis, cafeterias, indústria alimentícia em geral e farmacêutica.

Outra característica notável dos filtros para tirar o cloro da água é que, enquanto removem o conteúdo perigoso presente na água, eles não descartam os nutrientes saudáveis durante o processo. Assim, os nutrientes na água são preservados.

Este tipo de sistema de filtro de água é o preferido porque não causa grandes transtornos com manutenção. Na verdade, exige uma quantidade muito pequena de manutenção que é principalmente sobre limpeza regular.

Existe uma ampla gama de filtros para escolher e encontrar o que se adequa às suas necessidades não será um problema.

Os filtros de água de carvão ativado também podem ser usados ​​em pares para fornecer melhores resultados.

Normalmente, eles são usados ​​como pré-filtro para complementar um sistema de osmose reversa; ou adicionado aos destiladores para remover vestígios de substâncias voláteis.

Considere um Sistema de Filtro de Água FUSATI

Com o uso do Filtro de Água Residencial Central FUSATI feito em Aço Inox, você terá acesso à água para saúde de todos, além de um sabor e pureza muito superiores.

São utilizados elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o uso de carvão, quartzo, resina, areia ou outro tipo necessário.

Os filtros FUSATI são retrolaváveis e não consomem energia. Basta reverter o fluxo da água e assim remover toda a sujeira retida durante a filtração.

Conheça outros elementos filtrantes:

Zeólita

É um produto natural que remove compostos orgânicos, amônia, cor, sabor e turbidez da água, além de ferro, manganês e outros dependendo da aplicação.

Remove partículas de até 4 micra, invisíveis a olho nu.

A  zeólita para tratamento de água é tão eficaz quanto o carvão ativado em diversos aspectos. Isso porque ela é um componente mineral de alto potencial corretivo. Elementos como arsênio, cloro, inseticidas, mercúrio, cobre e solventes podem ser retirados da água a partir da utilização da zeólita.

Para tratamento de água em indústrias considera-se a Filtração de alta capacidade ou ainda a osmose reversa.

Entre em contato com a FUSATI Filtros para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Preencha o formulário de contato. Ou se preferir, envie sua dúvida pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Como Escolher o Filtro de Água Ideal?

Como Escolher o Filtro de Água Ideal?

Os benefícios de escolher um filtro de água para tratar a água de toda sua casa são imensos. Tomar a decisão de filtrar a água é simples e a opção mais saudável para a sua família.

Mas, responder à pergunta sobre qual é o melhor filtro de água para sua residência, não é tão simples assim.

Do simples jarro de filtro de água ao purificador, é importante que os consumidores saibam que existem diferentes tipos de filtros para diferentes necessidades.

Contaminantes na água

Embora desinfetantes, como o cloro e as cloraminas, sejam adicionados às fontes da cidade com a intenção de nos proteger contra patógenos indesejados, eles também têm efeitos colaterais químicos indesejáveis.

A verdade é que a grande maioria das pessoas ainda toma banho em água corrente contendo cloro e outras toxinas sem saber que podem estar fazendo mal a própria saúde.

Companhias de saneamento realizam testes com frequência para garantir que a água que chega da rua esteja própria para o consumo, mas não significa que seja a mais apropriada.

Do caminho da companhia de saneamento para sua casa, a água passa por muitas tubulações e canais que podem não ter manutenção adequada e sofrer contaminações.

É importante que os proprietários de imóveis saibam que não é qualquer filtro que remove as impurezas de sua região.

Filtro de Água e Tratamento

Os filtros domésticos de água usam tecnologias similares para limpar a água. No entanto, nem todas as tecnologias de filtragem de água são eficazes.

Por exemplo, um purificador de água usa troca iônica para reduzir os níveis de cálcio e magnésio, mas não remove a maioria dos outros contaminantes.

Na cozinha, a água é a matéria-prima mais básica. O mesmo nível de cuidado e preocupação que usamos no planejamento de nossas refeições, também deveria ser usado para examinar nossa água para cozinhar e lavar as louças que servirão de embalagem para nosso alimento.

No entantoa maioria das pessoas não reflete o suficiente sobre a qualidade da água que  está sendo utilizada ou não pesquisa sobre o melhor filtro de água residencial

Etapas Para Escolher o Melhor Filtro de Água

Encontrar o melhor filtro de água para a sua residência nem sempre é um processo simples, mas podemos auxiliá-los com algumas informações importantes: Em se tratando de água de poço artesanal, importante descobrir a composição química da sua água

Ao determinar a composição química básica de sua água, você será um consumidor informado e pronto para tomar decisões sobre o tipo de sistema que melhor protegerá sua família.

  • Saber quais são os seus objetivos

Você terá que decidir quais são seus objetivos principais para a água da sua casa.

O seu objetivo, por exemplo, é ter água saudável em toda a sua casa, para eliminar toxinas ao beber e tomar banho? Com os objetivos bem definidos, vale então pesquisar  maiores informações e orçamentos.

  • Escolha um filtro com certificação

É muito importante que o filtro de sua escolha tenha qualidade e durabilidade, como, por exemplo, ser feito de aço inoxidável e possuir a certificação do Inmetro.

Filtros de Água com certificado INMETRO

Filtros de Água com certificado INMETRO

Sistema de Filtração de Água Central. Água Tratada em Todos os Pontos da Sua Casa.

Existem vários sistemas de filtração de água, mas o sistema de água central residencial é o único que fornece água limpa para toda a casa.

Se você quiser a conveniência de ter água filtrada na pia e nas demais torneiras da casa, o filtro de água central FUSATI para residências pode ser o ideal.

Filtro de Entrada de Água Residencial. Água Pura para toda sua Casa

Filtro de Entrada de Água Residencial. Água Pura para toda sua Casa

Esse sistema garante que a água de todas as suas torneiras seja filtrada para que sua família desfrute de água limpa e filtrada na cozinha, banheiros e em todos os seus eletrodomésticos.

Trata-se de uma excelente escolha para os proprietários que querem tornar a água segura para todos os usos. Isso inclui não apenas beber e cozinhar, mas também tomar banho e lavar roupas.

A FUSATI Filtros produz os filtros de água residencial central em aço Inox com certificado de procedência.

Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica

Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica

Atualmente, a empresa oferece vários modelos de filtros, cada um de acordo com necessidades específicas.

De alta qualidade e eficiência, os Filtros FUSATI utilizam elementos filtrantes específicos para cada caso, como o carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros. Tudo para garantir uma água limpa e própria para consumo.

Os filtros FUSATI também são retrolaváveis e não consomem energia, bastando reverter o fluxo da água e assim remover toda a sujeira retida durante a filtração. Essa característica confere o melhor custo-benefício do mercado.

Retrolavável e Auto limpante: Mais Economia Os filtros de água FUSATI tem uma vantagem em relação aos filtros de cartucho, que é a possibilidade de retrolavagem, não necessitando trocar os cristais de quartzo. Não utiliza energia elétrica ou qualquer reagente químico

Retrolavável e Auto limpante: Mais Economia
Os filtros de água FUSATI tem uma vantagem em relação aos filtros de cartucho, que é a possibilidade de retrolavagem, não necessitando trocar os cristais de quartzo. Não utiliza energia elétrica ou qualquer reagente químico

Principais Vantagens

  • Água limpa em todos os pontos de acesso da casa;
  • Qualidade e segurança total, com certificação do Inmetro;
  • Evita acúmulo de sujeira na caixa d’agua diminuindo a necessidade de limpeza;
  • Aumenta a vida útil de eletrodomésticos que utilizam água;
  • São retrolaváveis, aumentando a vida útil do material filtrante existente nos filtros.

Além disso, os Filtros de água FUSATI são compactos e não necessitam de muito espaço para sua instalação.

Você só precisa realizar a retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água.

Modelos de Filtro de Água para Condomínio ou Prédio

Inegável a importância da qualidade da água para uso em todo condomínio, visando a saúde dos moradores, segurança de funcionários e também em economia, já que uma água de má qualidade e cheia de sedimentos afeta diretamente a vida útil de equipamentos.

A FUSATI disponibiliza uma solução ao alcance do mercado, ideal para condomínios horizontais e verticais, que tem alta demanda de água. Seja qual for a forma de abastecimento e captação, é prioridade manter a qualidade da água e para isso o filtro é essencial.

Filtro Central para Condomínio Vertical ou Horizontal

Filtro Central para Condomínio Vertical ou Horizontal

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo FUSATIi atua em todo o Brasil, garantindo a máxima eficiência no atendimento aos clientes.

Contamos com uma equipe composta de profissionais e técnicos altamente capacitados, garantindo um atendimento eficaz e ágil.

O Grupo FUSATI é composto pela FUSATI Filtros e FUSATI Ambiental, e desenvolve soluções completas para tratamento de água, efluentes industriais e domésticos, sistemas de filtração, nano-filtração, ultrafiltração, osmose reversa, sistemas de reuso de águas de chuva ou cinzas, tecnologias verdes com valor socioambiental agregado e soluções sustentáveis personalizadas.

Atua em todo território nacional desde o projeto, fabricação, montagem e operação de estações de tratamento.

Entre em contato com a FUSATI Filtros para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Envie e-mail para fusati@fusati.com.br, ou se preferir, fale com a Fusati pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Você também pode entrar em contato através do formulário de contato. Não perca mais tempo! Entre em contato hoje mesmo.

Dicas de Economia de Água em Prédios e Condomínios

Dicas de Economia de Água em Prédios e Condomínios

Morar em um condomínio tem suas vantagens e a questão da segurança certamente é uma delas. No que tange à qualidade da água, sabemos que a água liberada pelo sistema municipal de abastecimento é considerada potável, pois passa por tratamento de acordo com as necessidades locais. No entanto, até chegar aos condomínios e residências, a água pode passar por tubulações inadequadas, com vazamentos, lodo, incrustações e outros problemas.

Filtro Central de Água para Condomínio

Filtro Central de Água para Condomínio

Se a água vem acompanhada de sedimentos, por exemplo, poderá provocar danos à tubulação e diminuir a vida útil de todos os equipamentos do condomínio e das residências. Acresça-se a isso a  prejudicialidade à saúde dos moradores locais, que utilizarão água comprometida para diversão funções, como banho, limpeza, escovação de dentes, lavagem de louças e roupas, entre outras

As trocas e manutenções mais frequentes de equipamentos de uso comum também são fonte de custo para os condomínios e a utilização de galões de água mineral ou purificadores de pia não resolve o problema por completo.

Uma forma econômica e eficaz de aumentar a qualidade da água utilizada nos condomínios, proteger equipamentos e a saúde dos moradores é fazer uso de um filtro de água central. Esse equipamento, com custo ao alcance do mercado, mantém a qualidade da água e é indicado de acordo com a necessidade e vazão de cada condomínio.
O filtro de água central retém os resíduos, evitando as incrustações da rede hidráulica e aparelhos. No final, a economia é enorme. Veja outros benefícios diretos da utilização de um filtro de água central para a saúde e conforto dos moradores de condomínios:

  • Retenção de partículas de barro, ferrugem, areia, limbo;
  • Diminuição da frequência de limpeza da caixa d’água,

Distribuição de água limpa em todos os pontos de saída. Significa que todas as torneiras, chuveiros e até as saídas para máquinas de lavar roupas e louças receberão água limpa e tratada.

Já com relação à questão da economia em condomínios, algumas dicas são importantes.

Água e luz são apenas algumas das despesas normais de um condomínio e há maneiras de manter essas contas baixas.

Na maioria das vezes, os condomínios se concentram na conta de eletricidade, mas a economia de água também deve receber a mesma atenção.  A individualização do hidrômetro se tornou uma obrigatoriedade para os novos condomínios (Lei Federal 13.312/16) e os moradores precisam dar maior atenção ao desperdício de água, já que são os maiores prejudicados.

O reaproveitamento da água, por exemplo, é apenas uma maneira eficaz de reduzir as contas mensais do condomínio e também  de ajudar a preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Seguem algumas dicas de como economizar água em condomínios:

  • Identificação e correção de possíveis vazamentos;

Verificação em cada unidade residencial e nas áreas comuns acerca da possibilidade de vazamentos por meio do exame de hidrômetros e torneiras;

  • Instalação de vasos sanitários de baixo fluxo e torneiras com sensor de presença em áreas comuns. Apesar do custo de aquisição desses equipamentos, o investimento traz economia a longo prazo;Instalação de sistemas de tratamento e reuso da água;

Existem serviços de empresas especializadas para o reaproveitamento da água. Essas empresas podem agregar valor ao condomínio, trazendo conhecimento técnico necessário para a implantação de sistemas que contribuem para uma melhor qualidade da água com economia relevante para o condomínio de maneira geral.

  • Conscientização sobre a importância de economizar água.

Placas educativas podem fornecer aos moradores dos condomínios dicas sobre a conservação da água. Boletins informativos e e-mails também podem exercer a mesma função ao incluir  informações sobre como instalar recursos de economia de água nas residências.

Quanto mais informações aos moradores, mais eficazes serão os planos de economia de recursos do condomínio. No final, todos ganham com esse tipo de iniciativa.

Uma gestão de condomínio comprometida com a conservação e economia de água deve conscientizar seus moradores de que isso é uma prioridade. Não só para a economia em si, mas para a preservação da água visando as futuras gerações.

À direção do condomínio poderá trabalhar  com empresas especializadas em tratamento de água e sugerir inovações e novas tecnologias para criar estratégias de economia de água.

O Grupo Fusati oferece algumas soluções eficientes para esse fim, como sistema de reuso de água, reaproveitamento da água da chuva e também filtros de água centrais que preservam os equipamentos e trazem qualidade de vida.

Abaixo algumas informações acerca dessas soluções:

  1. Sistema de reuso de água e reaproveitamento

A reutilização de águas residuais pode ser considerada independente da seca sazonal e da variabilidade climática e é capaz de cobrir picos de demanda de água.

A água da chuva que flui pelo telhado ou é despejada pela máquina de lavar roupas passará por um sistema de reaproveitamento de água.

Após a filtragem, essa água de reuso poderá ser utilizada para lavagem de áreas comuns e irrigação de jardins.

As águas de chuva ao passar  telhados e pisos podem carregar todo tipo de sujeira. E

já é sabido que após o início da chuva, as primeiras águas já carregam ácidos, microrganismos, e outros poluentes. O sistema de reuso e reaproveitamento de água é especialmente indicado para condomínios. Existem estações compactas que ocupam pouco espaço e podem ser aplicadas em volumes menores.

Algumas vantagens do sistema de reuso e reaproveitamento de água:

  • Economia gerada na conta de água;
  • Baixo investimento e rápido retorno;
  • Facilidade na operação.
  1. Filtro de água central

Solução ao alcance do mercado, ideal para condomínios horizontais e verticais, que têm alta demanda de água. Seja qual for a forma de abastecimento e captação a prioridade é manter a qualidade da água e para isso o filtro de água é essencial.

Filtro de Água para Indústria e Condomínio Filtro Central: Água Pura para Condomínio Vertical, Horizontal e Processos Industriais

Filtro de Água para Indústria e Condomínio
Filtro Central: Água Pura para Condomínio Vertical, Horizontal e Processos Industriais

Cada condomínio apresenta consumo e forma de utilização diferentes e o cuidado com a água deve acompanhar essas necessidades.

Se a origem da água for de poços, rios, lagos ou nascentes, é necessário um sistema completo de Tratamento de Água. Se a água que chega é fornecida pelo município, já vem tratada e pode receber somente a filtração. Nos dois casos, a FUSATI poderá oferecer ao condomínio a melhor assistência e produtos.

Os filtros FUSATI são fabricados em inox, possibilitando a instalação também em ambientes externos; não utilizam energia elétrica; são retrolaváveis e possuem alta durabilidade.

Ao utilizar os filtros FUSATI, a água de todos os pontos de saída (torneiras, chuveiros, máquinas de lavar roupas e louças etc.) será filtrada. Convém ainda informar que os filtros FUSATI:

  • Não precisam de manutenção frequente;
  • Ao reter os resíduos, evitam incrustações em toda rede hidráulica e aparelhos do condomínio; e
  • Diminuem a necessidade de limpeza da caixa d’água.

A FUSATI é uma empresa de sólida reputação, tradicional e há mais de 30 anos dedica-se a melhora da qualidade da água. É referência no mercado e oferece soluções personalizadas industriais e comerciais com o melhor custo-benefício do mercado.

Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666 para auxiliarmos você

×
Olá, Podemos ajudar? Fale com um consultor!