Escolha uma Página
Como Escolher o Filtro de Água Ideal?

Como Escolher o Filtro de Água Ideal?

Os benefícios de escolher um filtro de água para tratar a água de toda sua casa são imensos. Tomar a decisão de filtrar a água é simples e a opção mais saudável para a sua família.

Mas, responder à pergunta sobre qual é o melhor filtro de água para sua residência, não é tão simples assim.

Do simples jarro de filtro de água ao purificador, é importante que os consumidores saibam que existem diferentes tipos de filtros para diferentes necessidades.

Contaminantes na água

Embora desinfetantes, como o cloro e as cloraminas, sejam adicionados às fontes da cidade com a intenção de nos proteger contra patógenos indesejados, eles também têm efeitos colaterais químicos indesejáveis.

A verdade é que a grande maioria das pessoas ainda toma banho em água corrente contendo cloro e outras toxinas sem saber que podem estar fazendo mal a própria saúde.

Companhias de saneamento realizam testes com frequência para garantir que a água que chega da rua esteja própria para o consumo, mas não significa que seja a mais apropriada.

Do caminho da companhia de saneamento para sua casa, a água passa por muitas tubulações e canais que podem não ter manutenção adequada e sofrer contaminações.

É importante que os proprietários de imóveis saibam que não é qualquer filtro que remove as impurezas de sua região.

Filtro de Água e Tratamento

Os filtros domésticos de água usam tecnologias similares para limpar a água. No entanto, nem todas as tecnologias de filtragem de água são eficazes.

Por exemplo, um purificador de água usa troca iônica para reduzir os níveis de cálcio e magnésio, mas não remove a maioria dos outros contaminantes.

Na cozinha, a água é a matéria-prima mais básica. O mesmo nível de cuidado e preocupação que usamos no planejamento de nossas refeições, também deveria ser usado para examinar nossa água para cozinhar e lavar as louças que servirão de embalagem para nosso alimento.

No entantoa maioria das pessoas não reflete o suficiente sobre a qualidade da água que  está sendo utilizada ou não pesquisa sobre o melhor filtro de água residencial

Etapas Para Escolher o Melhor Filtro de Água

Encontrar o melhor filtro de água para a sua residência nem sempre é um processo simples, mas podemos auxiliá-los com algumas informações importantes: Em se tratando de água de poço artesanal, importante descobrir a composição química da sua água

Ao determinar a composição química básica de sua água, você será um consumidor informado e pronto para tomar decisões sobre o tipo de sistema que melhor protegerá sua família.

  • Saber quais são os seus objetivos

Você terá que decidir quais são seus objetivos principais para a água da sua casa.

O seu objetivo, por exemplo, é ter água saudável em toda a sua casa, para eliminar toxinas ao beber e tomar banho? Com os objetivos bem definidos, vale então pesquisar  maiores informações e orçamentos.

  • Escolha um filtro com certificação

É muito importante que o filtro de sua escolha tenha qualidade e durabilidade, como, por exemplo, ser feito de aço inoxidável e possuir a certificação do Inmetro.

Filtros de Água com certificado INMETRO

Filtros de Água com certificado INMETRO

Sistema de Filtração de Água Central. Água Tratada em Todos os Pontos da Sua Casa.

Existem vários sistemas de filtração de água, mas o sistema de água central residencial é o único que fornece água limpa para toda a casa.

Se você quiser a conveniência de ter água filtrada na pia e nas demais torneiras da casa, o filtro de água central FUSATI para residências pode ser o ideal.

Filtro de Entrada de Água Residencial. Água Pura para toda sua Casa

Filtro de Entrada de Água Residencial. Água Pura para toda sua Casa

Esse sistema garante que a água de todas as suas torneiras seja filtrada para que sua família desfrute de água limpa e filtrada na cozinha, banheiros e em todos os seus eletrodomésticos.

Trata-se de uma excelente escolha para os proprietários que querem tornar a água segura para todos os usos. Isso inclui não apenas beber e cozinhar, mas também tomar banho e lavar roupas.

A FUSATI Filtros produz os filtros de água residencial central em aço Inox com certificado de procedência.

Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica

Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica

Atualmente, a empresa oferece vários modelos de filtros, cada um de acordo com necessidades específicas.

De alta qualidade e eficiência, os Filtros FUSATI utilizam elementos filtrantes específicos para cada caso, como o carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros. Tudo para garantir uma água limpa e própria para consumo.

Os filtros FUSATI também são retrolaváveis e não consomem energia, bastando reverter o fluxo da água e assim remover toda a sujeira retida durante a filtração. Essa característica confere o melhor custo-benefício do mercado.

Retrolavável e Auto limpante: Mais Economia Os filtros de água FUSATI tem uma vantagem em relação aos filtros de cartucho, que é a possibilidade de retrolavagem, não necessitando trocar os cristais de quartzo. Não utiliza energia elétrica ou qualquer reagente químico

Retrolavável e Auto limpante: Mais Economia
Os filtros de água FUSATI tem uma vantagem em relação aos filtros de cartucho, que é a possibilidade de retrolavagem, não necessitando trocar os cristais de quartzo. Não utiliza energia elétrica ou qualquer reagente químico

Principais Vantagens

  • Água limpa em todos os pontos de acesso da casa;
  • Qualidade e segurança total, com certificação do Inmetro;
  • Evita acúmulo de sujeira na caixa d’agua diminuindo a necessidade de limpeza;
  • Aumenta a vida útil de eletrodomésticos que utilizam água;
  • São retrolaváveis, aumentando a vida útil do material filtrante existente nos filtros.

Além disso, os Filtros de água FUSATI são compactos e não necessitam de muito espaço para sua instalação.

Você só precisa realizar a retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água.

Modelos de Filtro de Água para Condomínio ou Prédio

Inegável a importância da qualidade da água para uso em todo condomínio, visando a saúde dos moradores, segurança de funcionários e também em economia, já que uma água de má qualidade e cheia de sedimentos afeta diretamente a vida útil de equipamentos.

A FUSATI disponibiliza uma solução ao alcance do mercado, ideal para condomínios horizontais e verticais, que tem alta demanda de água. Seja qual for a forma de abastecimento e captação, é prioridade manter a qualidade da água e para isso o filtro é essencial.

Filtro Central para Condomínio Vertical ou Horizontal

Filtro Central para Condomínio Vertical ou Horizontal

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo FUSATIi atua em todo o Brasil, garantindo a máxima eficiência no atendimento aos clientes.

Contamos com uma equipe composta de profissionais e técnicos altamente capacitados, garantindo um atendimento eficaz e ágil.

O Grupo FUSATI é composto pela FUSATI Filtros e FUSATI Ambiental, e desenvolve soluções completas para tratamento de água, efluentes industriais e domésticos, sistemas de filtração, nano-filtração, ultrafiltração, osmose reversa, sistemas de reuso de águas de chuva ou cinzas, tecnologias verdes com valor socioambiental agregado e soluções sustentáveis personalizadas.

Atua em todo território nacional desde o projeto, fabricação, montagem e operação de estações de tratamento.

Entre em contato com a FUSATI Filtros para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Envie e-mail para fusati@fusati.com.br, ou se preferir, fale com a Fusati pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Você também pode entrar em contato através do formulário de contato. Não perca mais tempo! Entre em contato hoje mesmo.

Dicas de Economia de Água em Prédios e Condomínios

Dicas de Economia de Água em Prédios e Condomínios

Morar em um condomínio tem suas vantagens e a questão da segurança certamente é uma delas. No que tange à qualidade da água, sabemos que a água liberada pelo sistema municipal de abastecimento é considerada potável, pois passa por tratamento de acordo com as necessidades locais. No entanto, até chegar aos condomínios e residências, a água pode passar por tubulações inadequadas, com vazamentos, lodo, incrustações e outros problemas.

Filtro Central de Água para Condomínio

Filtro Central de Água para Condomínio

Se a água vem acompanhada de sedimentos, por exemplo, poderá provocar danos à tubulação e diminuir a vida útil de todos os equipamentos do condomínio e das residências. Acresça-se a isso a  prejudicialidade à saúde dos moradores locais, que utilizarão água comprometida para diversão funções, como banho, limpeza, escovação de dentes, lavagem de louças e roupas, entre outras

As trocas e manutenções mais frequentes de equipamentos de uso comum também são fonte de custo para os condomínios e a utilização de galões de água mineral ou purificadores de pia não resolve o problema por completo.

Uma forma econômica e eficaz de aumentar a qualidade da água utilizada nos condomínios, proteger equipamentos e a saúde dos moradores é fazer uso de um filtro de água central. Esse equipamento, com custo ao alcance do mercado, mantém a qualidade da água e é indicado de acordo com a necessidade e vazão de cada condomínio.
O filtro de água central retém os resíduos, evitando as incrustações da rede hidráulica e aparelhos. No final, a economia é enorme. Veja outros benefícios diretos da utilização de um filtro de água central para a saúde e conforto dos moradores de condomínios:

  • Retenção de partículas de barro, ferrugem, areia, limbo;
  • Diminuição da frequência de limpeza da caixa d’água,

Distribuição de água limpa em todos os pontos de saída. Significa que todas as torneiras, chuveiros e até as saídas para máquinas de lavar roupas e louças receberão água limpa e tratada.

Já com relação à questão da economia em condomínios, algumas dicas são importantes.

Água e luz são apenas algumas das despesas normais de um condomínio e há maneiras de manter essas contas baixas.

Na maioria das vezes, os condomínios se concentram na conta de eletricidade, mas a economia de água também deve receber a mesma atenção.  A individualização do hidrômetro se tornou uma obrigatoriedade para os novos condomínios (Lei Federal 13.312/16) e os moradores precisam dar maior atenção ao desperdício de água, já que são os maiores prejudicados.

O reaproveitamento da água, por exemplo, é apenas uma maneira eficaz de reduzir as contas mensais do condomínio e também  de ajudar a preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Seguem algumas dicas de como economizar água em condomínios:

  • Identificação e correção de possíveis vazamentos;

Verificação em cada unidade residencial e nas áreas comuns acerca da possibilidade de vazamentos por meio do exame de hidrômetros e torneiras;

  • Instalação de vasos sanitários de baixo fluxo e torneiras com sensor de presença em áreas comuns. Apesar do custo de aquisição desses equipamentos, o investimento traz economia a longo prazo;Instalação de sistemas de tratamento e reuso da água;

Existem serviços de empresas especializadas para o reaproveitamento da água. Essas empresas podem agregar valor ao condomínio, trazendo conhecimento técnico necessário para a implantação de sistemas que contribuem para uma melhor qualidade da água com economia relevante para o condomínio de maneira geral.

  • Conscientização sobre a importância de economizar água.

Placas educativas podem fornecer aos moradores dos condomínios dicas sobre a conservação da água. Boletins informativos e e-mails também podem exercer a mesma função ao incluir  informações sobre como instalar recursos de economia de água nas residências.

Quanto mais informações aos moradores, mais eficazes serão os planos de economia de recursos do condomínio. No final, todos ganham com esse tipo de iniciativa.

Uma gestão de condomínio comprometida com a conservação e economia de água deve conscientizar seus moradores de que isso é uma prioridade. Não só para a economia em si, mas para a preservação da água visando as futuras gerações.

À direção do condomínio poderá trabalhar  com empresas especializadas em tratamento de água e sugerir inovações e novas tecnologias para criar estratégias de economia de água.

O Grupo Fusati oferece algumas soluções eficientes para esse fim, como sistema de reuso de água, reaproveitamento da água da chuva e também filtros de água centrais que preservam os equipamentos e trazem qualidade de vida.

Abaixo algumas informações acerca dessas soluções:

  1. Sistema de reuso de água e reaproveitamento

A reutilização de águas residuais pode ser considerada independente da seca sazonal e da variabilidade climática e é capaz de cobrir picos de demanda de água.

A água da chuva que flui pelo telhado ou é despejada pela máquina de lavar roupas passará por um sistema de reaproveitamento de água.

Após a filtragem, essa água de reuso poderá ser utilizada para lavagem de áreas comuns e irrigação de jardins.

As águas de chuva ao passar  telhados e pisos podem carregar todo tipo de sujeira. E

já é sabido que após o início da chuva, as primeiras águas já carregam ácidos, microrganismos, e outros poluentes. O sistema de reuso e reaproveitamento de água é especialmente indicado para condomínios. Existem estações compactas que ocupam pouco espaço e podem ser aplicadas em volumes menores.

Algumas vantagens do sistema de reuso e reaproveitamento de água:

  • Economia gerada na conta de água;
  • Baixo investimento e rápido retorno;
  • Facilidade na operação.
  1. Filtro de água central

Solução ao alcance do mercado, ideal para condomínios horizontais e verticais, que têm alta demanda de água. Seja qual for a forma de abastecimento e captação a prioridade é manter a qualidade da água e para isso o filtro de água é essencial.

Filtro de Água para Indústria e Condomínio Filtro Central: Água Pura para Condomínio Vertical, Horizontal e Processos Industriais

Filtro de Água para Indústria e Condomínio
Filtro Central: Água Pura para Condomínio Vertical, Horizontal e Processos Industriais

Cada condomínio apresenta consumo e forma de utilização diferentes e o cuidado com a água deve acompanhar essas necessidades.

Se a origem da água for de poços, rios, lagos ou nascentes, é necessário um sistema completo de Tratamento de Água. Se a água que chega é fornecida pelo município, já vem tratada e pode receber somente a filtração. Nos dois casos, a FUSATI poderá oferecer ao condomínio a melhor assistência e produtos.

Os filtros FUSATI são fabricados em inox, possibilitando a instalação também em ambientes externos; não utilizam energia elétrica; são retrolaváveis e possuem alta durabilidade.

Ao utilizar os filtros FUSATI, a água de todos os pontos de saída (torneiras, chuveiros, máquinas de lavar roupas e louças etc.) será filtrada. Convém ainda informar que os filtros FUSATI:

  • Não precisam de manutenção frequente;
  • Ao reter os resíduos, evitam incrustações em toda rede hidráulica e aparelhos do condomínio; e
  • Diminuem a necessidade de limpeza da caixa d’água.

A FUSATI é uma empresa de sólida reputação, tradicional e há mais de 30 anos dedica-se a melhora da qualidade da água. É referência no mercado e oferece soluções personalizadas industriais e comerciais com o melhor custo-benefício do mercado.

Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666 para auxiliarmos você

O Que é Retrolavagem? Como Funcionam os Filtros FUSATI

O Que é Retrolavagem? Como Funcionam os Filtros FUSATI

Resultado da retrolavagem e auto-limpeza do filtro de água FUSATI: A água de cor marrom retrata a eficiência do filtro na retenção das impurezas.

Os filtros de Água Residencial FUSATI tem um processo de limpeza físico da água, não utiliza energia elétrica ou qualquer reagente químico. A água passa pelo filtro, deixando as impurezas para trás, no material ou elemento filtrante.

O Grupo FUSATI utiliza o processo de retrolavagem nos produtos: Filtro Central para CondomínioFiltro Para Poço Artesiano e Filtro Declorador.

Filtro de Entrada de Água Residencial. Água Pura para toda sua Casa

Filtro de Água Residencial. Água Pura Para Toda Sua Casa

O filtro central de água garante uma água filtrada em todos os pontos de consumo das residências, comércios e indústrias.

O filtro central de água garante uma água filtrada em todos os pontos de consumo das residências, comércios e indústrias.

Filtro de água e Remover do Cloro da Água para melhorar a qualidade e o sabor de alimentos como sorvetes, gelo, cachaça, cerveja, cosméticos, remédios e outros itens que utilizam água diretamente em seu processo de produção, o filtro de água e o declorador são as melhores opções.

Filtro de água e Remover do Cloro da Água para melhorar a qualidade e o sabor de alimentos como sorvetes, gelo, cachaça, cerveja, cosméticos, remédios e outros itens que utilizam água diretamente em seu processo de produção, o filtro de água e o declorador são as melhores opções.

Economia!

Para realizar a limpeza desse elemento filtrante e manter o filtro eficiente por muito mais tempo, realiza-se a retrolavagem. Nesse processo, as impurezas, detritos da água são removidos.

A retrolavagem não utiliza produtos químicos, somente a água no fluxo inverso da filtração. É a operação inversa da filtração, que dura alguns minutos ou mais, a depender do tamanho do filtro e vazão. Assim, toda borra e sujeira é eliminada.

Se o filtro não passar pela retrolavagem, pode entupir com as sujeiras e perder eficiência. A frequência depende da água do local, podendo ser uma vez por semana, uma vez por mês.

Os Filtros FUSATI são feitos em aço inox e seu elemento filtrante duram até 5 anos.

Retrolavagem Manual ou Automatizada

A retrolavagem pode ser feita manualmente ou de forma automática, com a aquisição de uma válvula automática que dispensa a necessidade de um operador.

Filtro de Água de Entrada e Central • Tratamento de Água • Casa, Condomínio, Prédio Residencial Comercial • FUSATI Filtro de Água e Tratamento de Efluente

Filtro de Água de Entrada e Central Com Válvula Manual ou Automática • Tratamento de Água • Casa, Condomínio, Prédio Residencial Comercial • Modelos com Declorador de Carvão Ativado • FUSATI Filtro de Água e Tratamento de Efluente

Saiba mais sobre Filtro de Entrada de Água ResidencialFiltro Central de Água

Saiba mais sobre os meios filtrantes utilizados: Elemento Filtrante: Afinal como funcionam os filtros?

Quando realizada com cuidado e frequência corretas, a retrolavagem amplia e muito a vida útil do filtro.
Se você tiver qualquer dúvida sobre os filtros Fusati, entre em contato, auxiliaremos você, elo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo Whats App (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Dicas para Economizar Água em Casa

Dicas para Economizar Água em Casa

Para economizar água é preciso responsabilidade ao utilizar este recurso tão importante para a vida, pensando na redução do valor mensal de conta de água, e, também no bem estar de todo planeta e gerações futuras.

O básico começa com simples atitudes do nosso cotidiano: reduzir o tempo do banho, fechar a torneira durante a escovação dos dentes e  ao ensaboar a louça, entre outras atitudes que podem facilmente evitar o desperdício sem prejuízo nenhum do uso da água em casa. E nós trouxemos outras dicas que também podem ajudar!

Vazamentos

Antes de tudo, controle vazamentos. Esse é o primeiro passo para checar se a utilização da água está ocorrendo de forma correta. Um simples gotejamento pode desperdiçar 45 litros de água por dia. Então verifique torneiras e encanamentos com regularidade.

Mangueira Aberta

Uma mangueira aberta por 30 minutos pode liberar 560 litros de água. Evite o máximo ficar com a mangueira aberta na hora de lavar carros ou ambientes da casa. Vassouras e baldes podem proporcionar o mesmo resultado sem desperdício.

Máquina de Lavar Roupas

Dependendo do tamanho, uma máquina de lavar pode utilizar até 240 litros de água por lavagem. Por isso, reduza o máximo o número de lavagens, utilizando a máquina em sua capacidade máxima. Assim economiza-se não somente água, mas também energia.

Reaproveite

A água que sai da lavagem da máquina pode ser desviada para um balde e reutilizada em lavagem de pisos, quintal ou outras tarefas diárias.

Alimentos

Na hora de lavar frutas, legumes e verduras, use uma tigela ou panela vazia com água, em vez de água corrente. Esta atitude irá reduzir muito a quantidade de água utilizada na lavagem e essa mesma água ainda poderá ser usada para regar plantas ou lavar o chão.

Louças

Deixe pratos e talheres de molho antes de lavar. A sujeira sairá mais facilmente, economizando água. Ensaboe tudo antes de abrir a torneira para enxaguar.

Na Hora do Banho

Mantenha um balde no box do banheiro, assim quando você abrir o chuveiro e esperar até chegar à melhor temperatura para o banho, poderá guardar a água e utilizar na máquina de lavar roupas, regagem de plantas ou outras funções.

Menos Produtos Químicos

Procure utilizar produtos de limpeza ecológicos, sem fosfato e agentes químicos agressivos. Assim, a água residual que vai para o ralo não prejudicará os rios e oceanos.

Acessórios

Instale aeradores nas torneiras. Areadores irão reduzir de 20 a 30% da quantidade de água, utilizando o ar para manter a força da água. O custo desse aparelho é baixo e a economia é a longo prazo.

Água da Chuva

Instale um sistema de captação de água da chuva. A água será coletada pelas calhas da casa e irá para um cano especial, passando pela peneira que irá segurar resíduos como folhas e outras sujeiras paradas nas calhas, despejando por fim a água em um reservatório (cisterna) para armazenamento. A água armazenada passará pelo sistema de filtros Fusati projetado para a correta vazão da água, podendo ainda receber dosagem de Cloro necessária para tornar a Água Potável.   Através de uma bomba, a água será levada para o reservatório final (normalmente a caixa d’água) onde poderá ser empregada em vasos sanitários, lavanderia e  torneiras externas.

Filtro de Água na Entrada da Residência

Filtro de Água. Água Pura para Toda a Casa

Filtro de Água. Água Pura para Toda a Casa

Um filtro de água CentralQuantos galões e garrafas plásticas você compra por ano, desconsiderando o gasto relacionado? A quantidade de água necessária para fabricação de uma garrafa de plástico é maior do que a quantidade de água que ela comporta! Com o filtro central, você não se preocupará em comprar galões e terá água limpa em todas as torneiras e saídas de água, como chuveiro e máquina de lavar. Saúde com economia!

Filtro de Inox Retrolavável FUSATI deixará a água sem odor, sem cor, mais leve, eliminando partículas sólidas e de metais que possam existir. O filtro de água residencial durará muitos anos e se tornará uma solução econômica e prática para ter água saudável em toda casa, além de ecologicamente correto.

Conte com a FUSATI para ajudar na economia de água e na saúde. De água, a gente entende.

Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo Whatsapp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666 que auxiliaremos você.

Vantagens dos Filtros de Água FUSATI

Vantagens dos Filtros de Água FUSATI

A FUSATI oferece soluções residenciais, comerciais e industriais, com filtros de água adequados para cada vazão e necessidade. São equipamentos de alta eficiência e baixo custo de manutenção, capazes de remover partículas de areia, barro, lodo, matéria orgânica, poeira, metais como ferro e manganês e outras partículas menores que um fio de cabelo.

Dentre suas principais características estão o aumento da qualidade da água e a filtragem de toda a água que entra no local, proporcionando água limpa em todas as saídas. Isso significa além de praticidade, redução nos custos com manutenção de equipamentos. Veja abaixo em detalhes nossas maiores vantagens:

Economia

Os filtros centrais FUSATI são soluções excelentes para melhorar a qualidade da água do abastecimento municipal, tornando-a limpa para consumo. São alternativas muito mais econômicas do que o uso constante de galões de água mineral, que além de pouco práticos trazem um custo fixo e nem sempre são a melhor solução.

Além da economia com galões, como toda a água que entra na casa/comércio/indústria é filtrada, todos os equipamentos que utilizam água ficam protegidos das impurezas. Portanto, caixas d’água, chuveiros, máquinas de lavar e outros itens tem a vida útil aumentada significativamente e custos de manutenção reduzidos.

Qualidade

Atestados pelos 30 anos de trabalho, seriedade e responsabilidade na condução de seus negócios, os produtos FUSATI possuem alta durabilidade e qualidade, pois são produzidos de acordo com os padrões de controles de qualidade e com os melhores materiais do mercado. A escolha pela tecnologia retrolavável (que pode ser automatizada através de válvula específica) e  uso de aço inoxidável na composição dos filtros são bons exemplos disso.

Os produtos FUSATI também  possuem qualidade atestada pelo InMetro, com garantia de rastreabilidade.

Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica

Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica

Baixo Custo de Manutenção

Os equipamentos não dependem de energia elétrica e não possuem um processo químico de filtração, tornando seu custo recorrente bastante baixo em relação a outras soluções do mercado. Como são retrolaváveis, os filtros exigem muito menos trocas dos elementos filtrantes, a depender da água local.

Personalização

A FUSATI pode personalizar um filtro ou tratamento de água sob encomenda para atender necessidades específicas de acordo com a análise da água e vazão local. Tratam-se de produtos adequados às necessidades dos nossos clientes!

Filtro de Água com Carvão Ativado

Filtro de Água com Carvão Ativado

Melhor Custo-Benefício do Mercado

Com fabricação própria e tecnologia nacional, os produtos FUSATI possuem preços acessíveis e com valor agregado. Oferecemos aos nossos clientes e parceiros excelentes condições de pagamento, além de opções como parcelamento com cartão BNDS.

Além disso, a FUSATI investe constantemente em pós-venda e em excelentes relacionamentos com os clientes.

Se você deseja adquirir o melhor filtro de água do mercado para sua casa ou para o seu negócio, fale com a gente! Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo Whats App (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Se você tem interesse em ser um revendedor FUSATI, visite essa página e conheça essa oportunidade.

 

Água Potável e Seu Tratamento

Água Potável e Seu Tratamento

A água é um fator chave para o desenvolvimento sustentável. Precisamos dela para a saúde, segurança alimentar e progresso econômico.” Ban Ki-moon – Secretário-geral da Organização das Nações Unidas

Água potável é a água tratada adequada para o consumo humano e animal, livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.

As características físicas, químicas, biológicas e radioativas da água indicam os seus parâmetros de potabilidade. As características físicas são facilmente percebidas pelos órgãos dos sentidos e, muitas vezes, é por causa delas que deixamos de beber uma água. Dentre as características físicas da água, poderíamos citar a cor, o odor, o sabor e a turbidez.

As características físicas, químicas, biológicas e radioativas da água indicam os seus parâmetros de potabilidade

As características físicas, químicas, biológicas e radioativas da água indicam os seus parâmetros de potabilidade

Cor da Água

A água potável deve ser preferencialmente incolor, inodora e possuir sabor agradável ao paladar. Partículas de origem orgânica, tais como ácidos húmicos e fúlvicos, e de origem mineral tais como resíduos industriais, compostos de ferro e manganês são algumas das responsáveis pela coloração de águas naturais. A cor da água pode variar de acordo com as substâncias nela presentes: se rica em manganês a cor é negra, se rica em ferro avermelhada e se rica em ácidos húmicos a cor é amarelada.

Pode-se constatar eventualmente a ocorrência de cor branca ou turva na água que sai das torneiras. Trata-se de hipótese em que existe ar dissolvido na água com formação de pequenas bolhas, originado pelas oscilações de pressão nas tubulações ou nos reservatórios de água. Esta aparência esbranquiçada é pontual e passageira, não afetando a qualidade da água.

Odor

Para o consumo humano, o padrão de potabilidade exige que a água seja completamente inodora. O odor na água é devido, principalmente, pela presença de substâncias orgânicas, sendo que certos odores são indicativos de aumento da atividade biológica. O odor também é uma das formas de averiguar a existência de certos produtos químicos na água e podem ser indicativos de poluição industrial. Substâncias químicas tóxicas como clorobenzenos, clorofenóis, fenóis e sulfeto de hidrogênio apresentam odores bem característicos.

Sabor

A água potável deve possuir sabor agradável ao paladar dos consumidores. As alterações ao sabor da água são o motivo maior de reclamações. Uma das causas de alteração de sabor é a presença de cloro. Em águas tratadas com cloro (com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água na rede pública) pode ocorrer a reação do cloro com matéria orgânica e causar odores e sabores devido à formação de certos compostos.

Turbidez

Já a turbidez é a característica física que indica as partículas que impedem a passagem de luz pela água, ficando em suspensão. As partículas podem ser de areia, restos de folha e até mesmo seres vivos como algas, protozoários e bactérias que além de turbidez, também podem causar à água cor, sabor e odor.

A erosão, o escoamento de água de locais impermeabilizados nas cidades e a contaminação proveniente de zonas de mineração  são os principais fatores que alteram a turbidez da água.

 Certo é que a cor, odor, sabor e turbidez afetam as percepções e os comportamentos dos consumidores de água.  Embora as diretrizes para a potabilidade da água estejam previstas em regras próprias do Ministério da Saúde, não há garantia de que os consumidores estarão satisfeitos com o abastecimento de água que atendem a esse regramento.

As características químicas da água, por sua vez, também são de extrema importância, pois podem inviabilizar o uso de certas tecnologias de tratamento ou exigir tratamentos específicos.  Destaca-se, dentre outras não menos relevantes, as seguintes características: o pH, alcalinidade, acidez e a dureza da água.

pH – Potencial Hidrogêniônico

O pH representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do meio líquido, por meio da medição da concentração de íons hidrogênio. Na água, este fator é de grande importância, principalmente nos processos de tratamento.

O valor do pH varia de 0 a 14 em escala, sendo condições ácidas inferior a 7 e alcalinas superior a 7.  A água, como substância pura, possui pH neutro, ou seja,  igual a 7.

O pH da água pode indicar possíveis contaminações químicas e tem implicação sobre a qualidade da água destinada ao consumo humano. O intervalo de pH para águas de abastecimento público deve estar na faixa entre 6.0 a 9.5. Este parâmetro tem por objetivo minimizar os problemas de incrustação e corrosão das redes de distribuição.

Alcalinidade

Entre as impurezas encontradas na água, existem aquelas que são capazes de reagir com os ácidos, podendo neutralizar certa quantidade desses reagentes. Essas impurezas conferem às águas a característica de alcalinidade” (OLIVEIRA, Aline Maxiline Pereira. Alcalinidade e dureza das águas. São Paulo, 2007).

A alcalinidade indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons hidrogênio (H+) provenientes dos ácidos. Constitui-se, portanto, em uma medição da capacidade da água de neutralizar os ácidos, servindo para demonstrar a capacidade de tamponamento da água, isto é, sua condição de resistir a mudanças do pH. A medida da alcalinidade é de fundamental importância durante o processo de tratamento de água, pois, é em função do seu teor que se estabelece a dosagem dos produtos químicos utilizados.

Acidez

A acidez decorre, fundamentalmente, da presença de gás carbônico livre na água, e indica a capacidade da água em resistir às mudanças de pH. Pode ter origem natural, como por exemplo, o caso do CO2 absorvido da atmosfera ou resultante da decomposição de matéria orgânica, ou ainda pode ter origem pela ação do homem, como no caso dos despejos industriais. Águas com acidez mineral são desagradáveis ao paladar e desaconselhadas para o uso doméstico.

Dureza

A dureza da água é uma característica química que indica o teor de sais de cálcio, magnésio, ferro, manganês, estrôncio e alumínio com a inclusão dos carbonatos, sulfatos, cloreto de cálcio e cloreto de magnésio. A dureza, da mesma forma que a acidez, também pode ter origem natural, como, por exemplo, a dissolução de rochas calcárias, ricas em cálcio e magnésio ou pode ter origem pela ação do homem como no caso do lançamento de efluentes industriais.  As águas de dureza elevada provocam incrustações nas tubulações de água quente, caldeiras e aquecedores e também reduzem a formação de espuma, gerando, por consequência um maior consumo de sabões e xampus.

Dentre as características biológicas da água, destacam-se os Coliformes, que são indicadores de presença de microrganismos patogênicos na água e as Algas, que em grandes quantidades trazem inconvenientes como odor, sabor, cor, turbidez e toxidez, interferindo, inclusive nos processos de tratamento da água.

No Brasil, o padrão de potabilidade vigente está estabelecido na Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, que consolidou as normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. O Anexo XX da referida Portaria de Consolidação dispõe sobre os procedimentos e as responsabilidades relativos ao controle e à vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A inclusão ou exclusão de determinados parâmetros para o padrão de potabilidade depende de vários fatores, como por exemplo, a presença de novas classes de contaminantes em razão do crescente avanço da indústria na produção de compostos orgânicos, agrotóxicos e produtos de desinfecção.

Tratamento da Água

O tratamento de água para consumo humano inclui técnicas de remoção de microrganismos emergentes e micro contaminantes orgânicos. As técnicas de tratamento incluem coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação e garantem a eficácia na clarificação e desinfecção da água.  A filtração com membranas, especificamente, é considerado um processo de tratamento altamente eficaz para a remoção de vários compostos orgânicos dissolvidos, como agrotóxicos e microrganismos patogênicos.

A FUSATI contribui para a questão da proteção e controle da qualidade da água de consumo humano. Com profissionais capacitados e envolvidos na questão da água, a FUSATI está a todo o momento criando produtos e tecnologias sustentáveis para a proteção da saúde humana.

×
Olá, Podemos ajudar? Fale com um consultor!