Os benefícios econômicos do reuso da água na arquitetura

O brasileiro gasta em média 160 litros de água por dia. Apesar das campanhas governamentais de conscientização sobre escassez e preservação de água, a maioria das residências acaba desperdiçando esse precioso recurso.

Os benefícios do reúso da água e dos sistemas de tratamento de água residuais vão além dos ambientais, são também econômicos.

Com base em tal assertiva os arquitetos cada vez mais utilizam o conceito de casa sustentável, através do reúso da água e tratamento de água residual em seus projetos residenciais e comerciais.

O primeiro passo para aumentar a economia de água em residências é a redução do uso de água potável para fins de higiene e limpeza.

Existem duas maneiras eficazes de fazer isso:

  • coletar água da chuva
  • reutilizar a água de lavagem interna.

Os projetos de arquitetura sustentável possuem cisternas acima ou abaixo do solo que coletam e armazenam a água que escorre de telhados e outras superfícies impermeáveis, bem como água de máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, banheiras e pias. Essa água não inclui resíduos humanos ou esgoto.

Água da Chuva

A fonte de água mais econômica é a chuva. Uma única tempestade de 25 mm de chuva em um grande quintal possibilita a economia equivalente a mais de 250 banheiras cheias de água.

As primeiras estratégias de economia na construção valorizam um único telhado inclinado o que permite que o escoamento seja coletado em um só lugar. Os tanques de coleta da água da chuva podem servir como um fornecimento local para regar o gramado e jardim da casa, além de descarga de banheiros e água para lavar carros e quintal.

Existem diferentes graus de tratamento e filtração que podem ser instalados em conjunto com a cisterna, dependendo de como você pretende usar a água.

Reúso da Água

O tratamento de água residual é uma prática em evolução significativa e inovação real ao longo dos anos. Os sistemas de tratamento de água residual geralmente compreendem os mesmos componentes básicos:

  • Tubos para coleta na fonte e transporte para um mecanismo de filtragem;
  • Tanque séptico ou de armazenamento onde o líquido é coletado e mantido para tratamento ou submetido a tratamento;
  • Sistema de filtração para remover resíduos e detritos.

A maioria dos sistemas também requer uma bomba para mover as águas residuais filtradas para o seu ponto de reutilização, embora muitos aproveitem a gravidade.

A instalação de um sistema de água de reúso em conjunto com outros métodos de redução de água – como acessórios de baixo fluxo (torneiras, chuveiros, descargas) e coleta de água da chuva – é um grande passo para reduzir o consumo geral de água potável de uma casa ou um edifício.

A FUATI oferece consultoria completa para os arquitetos que desejam implementar projeto e processo de permissão para sistemas de tratamento de águas residuais.

Soluções Personalizadas e Filtração da Água

Para atender a um projeto sustentável, a FUSATI Filtros de Água oferece o Filtro residencial central para uma maior economia na construção. O primeiro diferencial é que esse filtro leva a água filtrada para todas as torneiras da residência.

Saiba Mais Sobre o Filtro de Água Residencial

A água impura pode entupir orifícios de torneiras, aquecedor solar, chuveiros e de alguns eletrodomésticos como máquinas de lavar louça. Com uma melhor qualidade da água, o proprietário da residência ainda economiza, portanto, com a limpeza de caixa d’água e manutenção ou troca de torneiras, chuveiros e eletrodomésticos que utilizam água, como a máquina de lavar.

Outro diferencial é que os filtros de água FUSATI são retrolaváveis e não consomem energia, bastando reverter o fluxo da água e remover toda sujeira retida durante a filtração.

Cuidados Com a Saúde da Família

Mesmo economizando com o tratamento da água da residência, a saúde das pessoas não deve ficar em segundo plano. Pelo contrário.

O Filtro de Água Residencial Central FUSATI possibilitará mais qualidade de vida e saúde para toda a família. Isso porque os Filtros FUSATI retêm partículas como areia, argila e outras substâncias orgânicas menores do que um fio de cabelo, proporcionando água de qualidade, limpa e cristalina.

Com o filtro FUSATI toda água da casa fica protegida e não somente a água de beber. A água utilizada, por exemplo, para escovação dos dentes, lavagem de louças e roupas, banhos e cocção de alimentos também deve ser de qualidade.  O contato com água impura pode causar alergias na pele, por exemplo.

As principais vantagens são:

  • Água limpa em todos os pontos de acesso da residência, como cozinha, chuveiros e lavanderia;
  • Certificação do INMETRO;
  • Retenção de partículas como areia, argila e outras substâncias orgânicas;
  • Evita acúmulo de sujeira na caixa d’água, diminuindo a necessidade de limpeza do reservatório;
  • Aumenta a vida útil de chuveiros, aquecedores, máquinas de lavar e lava-louças;
  • Filtros são retrolaváveis, o que aumenta a vida útil do material filtrante existente nos filtros;
  • Elimina a necessidade de substituição semestral dos materiais filtrantes – basta realizar a retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água a cada 15 dias, de acordo com a sujidade da água.

A Fusati tem o filtro ideal para cada necessidade. Seja água de abastecimento público, água de poço, rio, nascente ou poço artesiano. Tudo para garantir uma água limpa e própria para consumo ou uso.

Entre em contato e solicite um representante pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Sumário
Benefícios Econômicos do Reuso da Água na Arquitetura
Nome do Artigo
Benefícios Econômicos do Reuso da Água na Arquitetura
Descrição
O brasileiro gasta em média 160 litros de água por dia. Apesar das campanhas governamentais de conscientização sobre escassez e preservação de água, a maioria das residências acaba desperdiçando esse precioso recurso.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.