Blog

Wetlands: tratamento de esgoto natural

08/06/2018

Você já ouviu falar em Wetland? Wetland é um termo em inglês para o uso de zonas úmidas para o processo de tratamento de efluentes. Apesar de não ser um fenômeno novo, está ganhando impulso dentro da indústria da água devido aos benefícios ambientais.  Seu uso está crescendo também devido à baixa exigência de manutenção da Wetland.  Wetland natural e construída

Wetlands naturais

São áreas onde a terra é coberta por água, seja água salgada, água doce ou uma mistura de ambas.

Pântanos e lagoas, à margem de um lago ou oceano, o delta na foz de um rio ou áreas baixas que frequentemente inundam, podem ser consideradas wetlands naturais. Eles contêm plantas e vegetação que prosperam nas condições submersas ou parcialmente submersas.

As plantas atuam como um impedimento ao fluxo e são sustentadas por nutrientes dos solos e da água. Wetlands têm sido descritas como os “rins” da paisagem devido à sua capacidade de assimilar e tratar a água perdida da paisagem antes de entrar em vias navegáveis.

De acordo com pesquisas, plantas aquáticas (macrófitas) foram usadas em experimentos de tratamento de águas residuais na Alemanha no início dos anos 50.  De lá pra cá, as Wetlands foram desenvolvidas de várias formas e em todo o mundo com o objetivo comum de aproveitar a capacidade da natureza de limpar as águas residuais através dos processos físicos, químicos, biológicos e microbianos. Enfim, trata-se de um processo totalmente ecológico.

Wetlands construídas

São sistemas de tratamento de águas residuais artificiais constituídos por lagoas com vegetação rasteira plantadas com plantas aquáticas com o objetivo de tratar águas residuais através de processos físicos, químicos, biológicos e microbianos naturais.

Saiba mais sobre Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) – tipo Wetland

Elas são projetadas para controlar a direção do fluxo, o tempo de retenção de líquido e os níveis de água. Depois de passar pelo sistema, o efluente tratado é liberado com segurança em uma superfície de recepção de água ou água subterrânea.

Existe uma grande variedade de tipos diferentes de Wetlands em uso em todo o mundo, inclusive ​​no Brasil. A Fusati Ambiental, por exemplo, possui no estado de São Paulo estações desse tipo em Bragança Paulista (Fonte Tibet) e Piracicaba (Bioland).

Benefícios da Wetland

  • Integrar o fluxo de água e a gestão da qualidade da água com a paisagem e o aumento da biodiversidade;
  • Fornecer tratamento qualificado;
  • Fornecer maior sustentabilidade do sistema.

Wetlands são sistemas adaptáveis ​​e versáteis que podem ser utilizados para processos de tratamento de efluentes de águas residuais.

Esses sistemas ganharam reconhecimento por fornecer uma opção de tratamento sustentável para pequenos assentamentos rurais e fornecer oportunidades para melhorar as estações de tratamento de águas residuais existentes.

Um bom projeto e construção correta são fundamentais para a operação e manutenção eficazes, garantindo a robustez do sistema.

O Grupo Fusati desenvolve o sistema de tratamento de efluentes do tipo Wetland a fim de maximizar o serviço da estação de tratamento, estender a vida útil dos ativos, facilitar as atividades operacionais e manter os custos operacionais contínuos baixos.

As atividades de operações necessárias para uma Wetland são relativamente fáceis devido à ausência de equipamentos mecânicos e elétricos.

Necessitam apenas de inspeções periódicas regulares com intervenções de acompanhamento mínimas para manter os fluxos de superfície dentro das lagoas e a remoção de sedimentos e detritos orgânicos que se acumulam com o passar do tempo.

 

Para que se destina?

Todas as empresas que necessitam de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); sistema de tratamento de esgoto; tratamento de efluentes químicos e pretendem utilizar uma forma de tratamento de água natural podem se beneficiar desse tipo de processo.

Os benefícios do tratamento de águas residuais em Wetland vão desde:

  • Proteger e melhorar o ambiente;
  • Aumentar a biodiversidade;
  • Facilitar a captura e armazenamento de carbono;
  • Prolongar a vida útil quando comparados aos sistemas de tratamento convencionais;
  • Fornecer uma estação de tratamento de águas residuais sustentável e eficiente.

O principal benefício desse tipo de tratamento é do ponto de vista de custos, pois oferecem economia real em termos de uso de energia, demanda de tempo e recursos da equipe operacional e produção.

É cada vez mais frequente o uso de estação de tratamento biológico para minimizar o descarte dos poluentes no ambiente e otimizar processos internos de uso da água, como no exemplo de caldeiras e torres de resfriamento.

Com mais de 30 anos de experiência, atuando com água, o Grupo Fusati garante a máxima eficiência no atendimento aos clientes que é realizado por uma equipe composta de profissionais e técnicos altamente capacitados.

Temos soluções para estação de tratamento de efluentes industriais e estação de tratamento do esgoto doméstico.

A Fusati desenvolve soluções e sistemas personalizados que vão desde o projeto em 3D até a fabricação, montagem, operação de equipamentos. Dentre algumas das soluções, estão:

  • Biocombo com Tratamento Avançado e Ultrafiltração;
  • Sistema de Tratamento de Esgoto;
  • Sistema de Tratamento de Efluentes;
  • Estações ETA (Estação de Tratamento de Água) Compacta;
  • Soluções Personalizadas para o Tratamento de Água e Efluentes;
  • ETEs Industriais.

Entre as especialidades da Fusati estão as tecnologias de Osmose Reversa, Filtração e Desinfecção da Água, Outros Métodos de Tratamento e a ETE de Biocombo Compacta com Ultrafiltração Avançada, desenvolvida inteiramente por profissionais especializados.

Outras soluções disponíveis são sistemas de tratamento para água de poço, captação e reuso de água de chuva, além dos filtros residenciais, comerciais e industriais.

A partir da análise físico-química da água, a Fusati pode determinar qual a melhor solução em filtração ou tratamento de água, com soluções compactas e personalizadas.

A qualidade da água depende muito da localização, terreno, lençol freático e condições geográficas do local.

Por isso, a análise é tão importante para determinar qual o melhor sistema a ser escolhido. A escolha depende ainda da vazão e do uso que será feito da água.

Procure a Fusati para saber o produto certo para você, com soluções de melhora da qualidade da água, tecnologias de reúso, estações de reaproveitamento da água de chuva, de poço e estações de tratamento de efluentes diversos.

Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Compartilhe...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Reddit0Email this to someonePin on Pinterest0

Voltar

Solicite um orçamento agora!

Whatsapp (19) 99608.0239

(19) 3301.6666